DESEQUILÍBRIO
KUZUSHI
É a atuação para que o adversário fique em posição instável e de difícil movimentação, isto é, empurrando, puxando ou conduzindo o adversário à posição estável, para que dificilmente ele possa manter em equilíbrio o seu centro de gravidade.
A forma de desequilíbrio tem oito direções que se denominam happô-no-kuzushi.

O USO DA FORÇA
Vamos dar um exemplo: o oponente com força igual a seis e você com uma força igual a quatro. Se ambos estiverem se esforçando para empurrar um ao outro, em direções opostas, por certo que seu quatro vai perder para o seis dele. Mas, se no lugar de contrapor –se ao empurrão dele, você puxá-lo, o seu quatro somado ao seis dele resultará numa força igual a dez, e você poderá facilmente derrubá-lo.
Do mesmo modo, se o oponente puxar e você empurrar, ele será derrotado.
Em resumo, se você aplicar a sua força economicamente, empurrando quando puxado e puxando quando empurrado, poderá derrubar facilmente o seu oponente.Embora pareça simples, este é um dos princípios básicos do emprego da força no Judô.
Lembre-se: se você tentar puxar o oponente depois que ele já o empurrou, será tarde demais e se você tentar empurrá-lo quando ele ainda não puxou, ficará fácil ele te derrubar.